Cardapium

Onde os sentidos namoram

A minha foto
Nome:
Localização: Braga, Minho, Portugal

Searching for the next flavour expirience.

quarta-feira, maio 5

Couscous e Grão de bico com molho de leite de côco e tomate

Bom, muito bom daquelas coisas práticas e deliciosas que caem bem ao final de um dia de trabalho.
Tenho várias coisas a detalhar sobre este prato apesar da sua simplicidade.
Em primeiro lugar uma base de manteiga e óleo de mostarda(basta só o primeiro). Quando a gordura aquecer, colocamos umas sementes de cominhos e deixamos crepitar.
Na semana passada lembrei-me de fazer uma daquelas pastas típicas indianas com:
-Alho;
-Gengibre;
-Cebola;
Tudo no liquidificador com água e sal até ficar com boa consistência, depois guardar num frasco bem vedado num sitio fresco, tipo frigorífico. Depois coloco aqui uma foto do frasco para terem uma ideia.
. Voltando à mesa, ao que estava ao lume juntei umas boas colheres desta pasta e deixei refogar. Adicionei coentro em pó, garam masala, curcuma e malagueta seca. Esse preparado fica a borbulhar e ganha uma cor castanhas muito bonita, aí então, adicionei pimento verde e cebola com um corte bem grande. Deixar cozer um bocado e adicionar o grão já previamente cozido. Logo de seguida adicionamos leite de coco, polpa de tomate e mais curcuma. Deixar apurar, verificar de sal e servir. "Mas Bruno e agora comemos isto sem nada" sim era perfeito, era um digestão impecável, mas, como culturalmente fica difícil de aceitar, convidei o couscous a juntar-se á mesa connosco. Algo prático, adicionei somente a tradicional manteiga, kilos de salsa bem picada e um sal temperado que fiz no outro dia (depois dou a dica para o sal).  Tirem bom partido, variem nos ingredientes e enriqueçam o couscous com outros elementos, dá para fazer pratos espectaculares, do mais simples ao mais rico e gourmet.



2 Comentários:

Blogger § Simply Sandra disse...

mmmmmmmm...saudades da tua comidinha

Bruninho, quando apareces lá em casa pra ficares à roda dos tachos e panelas?! :)

Beijo

5 de maio de 2010 às 12:59  
Blogger Heidi disse...

muito, mas do muitoooo bom!

7 de maio de 2010 às 10:42  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial