Cardapium

Onde os sentidos namoram

A minha foto
Nome:
Localização: Braga, Minho, Portugal

Searching for the next flavour expirience.

sábado, março 29

História com sabor


Como a boa cozinha não se faz só de técnica, achei por bem mostra-vos algo que muito me inspirou.
Graças a dois amigos tive acesso a dois livros simplesmente fantásticos, que nos dão um perspectiva muito boa de como as coisas chegaram até aos nossos dias e principalmente à nossa mesa.

O primeiro livro chama-se: "Arqueologias culinárias da Índia" de Fernanda de Camargo-Moro da editora Record. Este livro é um tratado sobre a antropologia, arqueologia e história gastronomica da Índia, país que tanto ouvimos falar e que tanto nos fascina por vários motivos. Tive acesso a este livro através do grande e ilustre Amigo e Professor, Luís Lopes que aconselhou-me e despôs-me este livro para que pudesse ter acesso a uma fonte mais segura e completa do que é a cozinha indiana. Inevitavelmente tive de o comprar, o qual também aconselho é claro. É também uma prova de como o sistema alimentar vegetariano está longe do estériotipo que a maior parte da civilização ocidental tem por vegetariano, e claro com um sabor, cor e textura intensamente desenvolvida.
O livro oferece um manancial de receitas e histórias sobre a cultura indiana, com todas as suas sub-culturas e todos os seus estados com respectivas tradições, fazendo uma distinção das mudanças de alimentação de religião para religião e de cidade a cidade.
O segundo livro foi graças ao amigo e colega de trabalho Filipe Silva, que também é como eu um amante tanto da cozinha, como de comer e do acto de produzir.O livro chama-se "Notas de cozinha de Leonardo da Vinci" de Shelag & Jonathan Routh editado pela Artemágica editores. O livro mostra uma faceta quase oculta deste génio da antiguidade, estudioso e Mestre de várias ciências entre elas a da cozinha, porem parece que ninguém quer atribuir-lhe esse mérito, que permaneceu oculto até os nossos dias, para termos uma noção foi da Vinci que inventou os guardanapos e também o que conhecemos por spaghetti, apesar da arte de fazer massa ser dos Chineses até então todo o tipo de massa desenvolvido tinha sido de arroz.
Penso que já ficaram tão surpresos como eu, pois então, não esitem em procurar, o livro é de fácil leitura e de conteúdo impressionante.

Espero que possam usufruir e colher tanta boa informação como eu colhi de ambos os livros.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial